O buldogue francês é um cão surpreendente em todos os sentidos. Esse animal cujo antepassados foram ferozes lutadores, é agora um dos cães mais afetuosos e sensíveis que existem com crianças e adultos. Com os visitantes nunca se porta com hostilidade.
Dócil por natureza tornou-se um fiel companheiro de seu dono. Sabe permanecer tranqüilo quando está com pessoas idosas ou doentes, e, tem prazer em participar dos jogos das crianças!
Além de seu aspecto exótico, devido as suas orelhas de morcegos eretas, o buldogue francês ganhou grande espaço e popularidade por seu temperamento amistoso e companheiro.
O buldogue francês é um cão de companhia por excelência, ama o convívio com crianças!
Além de seu tamanho facilitar sua adaptação a pequenos espaços, podendo viver tranqüilamente em apartamentos pequenos ou casas sem quintais, são cães que desenvolvem uma profunda devoção aos donos, a quem não perdem de vista.
Seus criadores são convictos: "é um os cães mais afetuosos e afetuosos que existe". O pequeno "boule" só fica contente perto de seu dono ou dona. Ele lhe devota uma verdadeira paixão, com pontas de ciúmes. Estando com seus donos ele se adaptará a qualquer situação. Ele prefere uma casa humilde mas calorosa onde ficará perto de seu dono que um palácio onde ele será deixado só. Ele suportará bem algumas horas sozinho mas para isso ele terá que ser bem educado.
Quanto a educação é importante mostrar desde o inicio que ele divide sua vida mas que nem por isso é seu dono. Não ceda a todos seus caprichos. Para que ele lhe obedeça é necessário apenas ser firme e respeitar sua sensibilidade.
Buldogue francês, sendo um cão bastante suscetível pode se magoar se ele tiver a impressão que estão mangando dele. Ele é um cão gentil e sociável e apesar de não ter a pretensão de ser um cão de defesa, ele pode faz a guarda a sua maneira. Ele é um cão paciente e consciente de sua força e por isso é um bom companheiro para crianças.
Apesar de ser um cão bastante saudável, o buldogue francês pode ter dificuldade respiratória durante o verão. Para precave-las não o deixe só dentro de um carro, mesmo na sombra. Viaje com ele durante a noite, se seu carro não tiver ar condicionado. E para finalizar, não o deixe correr e brincar nas horas mais quentes do dia.
O Buldogue francês é um cão observador e curioso. Tudo lhe interessa.